Cavalos podem se exercitar em dias de chuva?
Podem, mas temos que respeitar as condições do piso. É importante também pensar no tipo de trabalho que vai ser feito. Dar guia ou fazer exercícios de salto não são recomendados se o piso não está adequado. Se estiver escorregadio ou muito pesado, pode causar lesões do aparelho locomotor.
Outro cuidado importante é ao soltar os animais em piquetes úmidos. A chuva pode ter passado, mas o pasto ainda está molhado e isso pode ser perigoso, pois ao correr e brincar eles podem escorregar, causando lesões, cortes, perda de ferraduras e até fraturas. Isso também serve para quem gosta de dar um passeio e fazer um exterior. Lembre-se dos perigos de um piso escorregadio!
O temperamento do animal pode ficar alterado? Porque?
Sim, mas isso vai variar conforme cada cavalo. Obviamente, cavalos assustados são os que tendem a reagir mais ao vento ou trovões, ficando agitados. Porém, qualquer animal vai ficar incomodado. Uma curiosidade é que se o cavalo estiver solto, ou se for dada a opção a ele (mesmo montado), ele procura ficar de costas para a direção da chuva para se proteger!
Existe algum risco na saúde dos animais em trabalhar em dias chuvosos?
Dermatofitose fúngica |
A dermatofitose fúngica, que aparece nas camadas queratinizadas superficiais da epiderme, varia conforme a espécie do fungo, mas no geral há áreas circulares bem definidas de pelos eretos, elevados ou curtos. Em seguida, os pelos se perdem e as lesões vão aumentando gradativamente, formando crostas e escarras.
A dermatofilose, causada pela bactéria é a responsável por lesões superficiais nas quartelas, bulbos, canelas, garupa e dorso. Esta dermatite é exsudativa úmida e forma crostas no pelo. O mais importante, além do tratamento com soluções em spray ou xampus, é manter o cavalo seco para eliminar a bactéria.
Outro cuidado importante é com a saúde dos cascos. Afinal, sem cascos, não temos cavalo. Cavalos submetidos a longos períodos de umidade, seja em piquetes, pistas ou pavilhões molhados, podem ter doenças como o Cancro, que é uma pododermatite crônica, e o Mal de Casco, que é uma condição degenerativa da ranilha e Doença
Dermatofilose bacteriana |
também que a lama profunda pode interferir no equilíbrio do cavalo, também facilitando o arrancamento da ferradura.
Após o trabalho, quais as medidas que devem ser tomadas para prevenir doenças e desconforto nos animais?
Em dias chuvosos, você tem que pensar no manejo do seu cavalo após o trabalho também, para que o cavalo seque completamente antes de ir pra cocheira, seja estando ligado ou não, com capa ou não. Vale lembrar que é sempre interessante que cada animal tenha seu kit de limpeza e que seja constantemente escovado. Não é apenas uma questão de beleza! Durante a escovação, há entrada de ar na pelagem e, além disso, podemos verificar se existem lesões. Nos pavilhões, é interessante o uso de tapetes de borracha. Removíveis, eles isolam o animal da umidade do chão, e podem ser retirados para a limpeza das instalações. A cocheira tem que estar com cama seca e limpa, afinal para grande parte dos cavalos é lá que eles vão passar a maior parte do dia.
Resumindo, em dias de chuva, é importante analisar se vale a pena trabalhar em pistas úmidas, qual será o exercício realizado e se há um manejo correto após o exercício. Prevenir é melhor do que remediar, SEMPRE.
Daniela é veterinária formada pela UFRGS e amazona.